600 ANOS  EM ECRÃ DE ÁGUA
No âmbito das iniciativas integradas na programação das celebrações dos 600 anos do descobrimento das ilhas do Porto Santo e da Madeira, foi desenvolvido um trabalho multimédia para a Secretaria Regional do Turismo e Cultura: o primeiro espetáculo em "Ecrã de Água", que apresentou nos dias 22 e 29 de junho de 2018 uma homenagem à história deste arquipélago.

Nos dias 22 e 29 de junho de 2018, na Marina do Cais 8 da cidade do Funchal, foi realizado um espetáculo multimédia inédito na Região Autónoma da Madeira.

Combinando música e imagens projetadas sobre água numa extensão de mais de 70 metros de cumprimento, foi apresentada uma viagem por alguns dos marcos e momentos mais importantes da história das Ilhas da Madeira e do Porto Santo.

Esta proposta criativa foi desenvolvida a pedido da Secretaria Regional do Turismo e Cultura no âmbito do Festival do Atlântico 2018 e associada às Comemorações alusivas aos 600 anos do Descobrimento do Arquipélago da Madeira. Assim, de forma simbólica, esta efeméride foi assinalada num formato original e criativo para fruição da população, turista e residente.

Diário de Notícias da Madeira (online): excerto do espetáculo do dia 22 de junho

Este projeto foi um desafio criativo único, pois foi necessário criar um espetáculo inédito que combinasse conteúdo histórico com imagem e som, apresentado numa dimensão que até agora nunca tinha sido tentada na Madeira, pois a superfície de projeção estimada era de 70 metros de comprimento x 10 metros de altura.

Uma vez que o espetáculo tinha como base dois vídeos que seriam projetados simultaneamente, depois de selecionar os marcos históricos que seriam incluídos, foi desenvolvido um “storyboard” que apresentava a ação em cada um dos vídeos paralelos, juntamente com as sequências musicais que iriam dar energia adicional ao conjunto.

Para garantir a qualidade histórica dos conteúdos, todos os elementos considerados para o vídeo foram validados pelo Professor Alberto Vieira, juntamente com a Secretária Regional do Turismo e Cultura, Diretora Regional da Cultura e Diretora Regional do Turismo.

Os testes foram realizados nos dias 20 e 21 de junho, com a incansável equipa técnica Macedo’s Pirotecnia, que assegurou as componentes técnicas do espetáculo.

Desta forma, foi possível criar um momento cultural celebrando a riquíssima história do nosso arquipélago, já com mais de 600 anos de história. Porque a combinação das artes e das novas tecnologias é cada vez mais importante e este projeto possibilitou a combinação destes elementos de uma forma inédita na região.

Apesar de ter sido um desafio criativo considerável, os resultados foram positivos.

No âmbito das iniciativas integradas na programação das celebrações dos 600 anos do descobrimento das ilhas do Porto Santo e da Madeira, foi desenvolvido um trabalho multimédia para a Secretaria Regional do Turismo e Cultura: o primeiro espetáculo em “Ecrã de Água”, que apresentou nos dias 22 e 29 de junho uma homenagem à história deste arquipélago.

Tratou-se de um espetáculo multimédia inédito na Região, que recorreu à projecção de imagens sobre água, retratando alguns dos marcos e momentos históricos mais emblemáticos da história da Madeira e do Porto Santo.

Related Posts

Leave a comment