Funchal, Madeira, Portugal
PROJETO "TURISMO NA ESCOLA"
“Descubra a Madeira – Turismo na Escola” é um projeto elaborado a pedido da Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura, destinado às Escolas Básicas da Região Autónoma da Madeira.
Esta iniciativa visa educar para o Turismo, através de experiências e conceitos apelativos que, potenciando a criatividade, contribuem para melhor formar, desde cedo, a nossa população mais jovem.
“Descubra a Madeira – Turismo na Escola” foi um projeto desenvolvido para a Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura, destinado às Escolas Básicas da Região Autónoma da Madeira.
Esta iniciativa visa educar para o Turismo, através de experiências e conceitos apelativos que, potenciando a criatividade, contribuem para melhor formar, desde cedo, a nossa população mais jovem.
Partindo da prerrogativa que o Turismo é uma opção de lazer, neste projeto pretendeu-se associar a teoria e a prática, envolvendo, progressivamente a população estudantil e respetivas famílias, no desenvolvimento de várias atividades lúdico-pedagógicas que, fruindo do património histórico, cultural e ambiental deste Arquipélago, focaram as atenções na importância socioeconómica do turismo para a Região e na necessária coexistência de culturas diferentes da nossa, nesta região que foi e que será, sempre, um ponto de chegada e de partida na abertura ao mundo.
Ao melhor conhecer a sua terra, usos, costumes, história e tradições, cada jovem assume-se como o protagonista da história, permitindo que toda esta descoberta seja útil no futuro, quer individualmente quer de forma coletiva.
Para este projeto, foi criado um conjunto de materiais especificamente desenvolvidos para os alunos, como incentivo a todo este processo de aprendizagem. Entre estes, assume destaque o Livro de Colorir “Turismo na Escola” e o  Passaporte Cultural do Turismo na Escola, onde foram registadas todas as ações em que as crianças participaram.
Mais do que transmitir conhecimentos, esta iniciativa foi criada com o propósito de fazer que cada aluno se sentisse parte integrante de uma região que tem mais de 200 anos de história como destino turístico de referência. Desta forma, cada jovem teve várias ferramentas que lhe permitiram ajudar a experimentar, sentir, conhecer e descobrir o Turismo na primeira pessoa, quiçá encontrando, através de toda esta descoberta, uma vocação futura.

Related Posts