Funchal, Madeira, Portugal
(RE) PENSAR O  CURRICULUM VITAE
No passado dia 28 de maio, decorreu o encerramento do evento “Rumo ao Futuro Profissional 19”, que teve lugar no Museu de Eletricidade Casa da Luz, Funchal. Como parte da cerimónia de encerramento, foi efetuada uma pequena apresentação sobre como potenciar o Curriculum Vitae (CV) como ferramenta de Marketing Pessoal, elemento particularmente importante quando estamos à procura de emprego. Aqui ficam algumas sugestões para quem deseja (re)pensar o seu CV, que foram apresentadas durante este evento.

No passado dia 28 de maio, decorreu o encerramento do evento “Rumo ao Futuro Profissional 19”, que teve lugar no Museu de Eletricidade Casa da Luz, Funchal e que contou com a presença do Conselho Diretivo do IEM, e da Sra. Secretária da Inclusão e Assuntos Sociais, Dra. Rita Andrade.

Este evento envolveu 30 entidades que aproveitaram a oportunidade para divulgar as suas ofertas formativas e de emprego.

Como parte da cerimónia de encerramento, foi efetuada uma pequena apresentação sobre como potenciar o Curriculum Vitae (CV) como ferramenta de Marketing Pessoal, elemento particularmente importante quando estamos à procura de emprego.

A designação “Curriculum Vitae” (CV) vem do latim, e significa “trajetória de vida”. Este documento pretende relatar o percurso académico e as experiências profissionais de um indivíduo, especificando também as suas capacidades, competências e conhecimentos.

Na altura de procurar um novo emprego, este documento é uma das ferramentas mais valiosas que temos para promover a nossa “marca pessoal” e dar a conhecer de que forma podemos fazer a diferença numa determinada empresa. Por isso, não podemos tratar o CV como um documento genérico que serve para todas as situações. Idealmente, devíamos efetuar ajustes no CV para adaptá-lo a cada empresa/oportunidade de emprego que estamos a tentar conquistar.

É fundamental que o CV não tenha erros ortográficos e apresente todas as informações básicas de forma clara e organizada:

  • Dados de contacto
  • Formação Académica
  • Cursos de formação realizados
  • Experiência profissional
  • Idiomas
  • Competências na área da informática

O ideal é organizar a informação das datas mais recentes para as mais antigas. Todos os detalhes são importantes, já que as empresas, quando efetuam a seleção dos CV para entrevista, prestam atenção ao conteúdo e à apresentação.

Tal como o Currículo, atualmente é também fundamental verificar a nossa presença online. Que tipo de conteúdo partilhamos com os nossos amigos? Esta informação está pública e pode ser vista por potenciais empregadores?

Muitas empresas fazem uma “verificação online” do candidato para tentar obter mais informações antes da entrevista, por isso é muito importante verificar regularmente se a nossa presença online não inclui algum elemento que possa prejudicar a nossa imagem profissional.

No parágrafo seguinte, ficam algumas hiperligações que foram apresentadas durante esta sessão de encerramento “Rumo ao Futuro Profissional 19” com recursos online que podem ajudar na altura de tentar elaborar um CV que se possa destacar pela diferença.

EM RESUMO:

O Curriculum Vitae (CV) é um elemento fundamental na procura de emprego e no nosso “marketing Pessoal”. O CV é a nossa primeira oportunidade para causar uma boa impressão perante um potencial empregador e aumentar a nossa possibilidade de conseguir uma entrevista de emprego. Por isso, vale a pena dedicar algum tempo e cuidado no seu conteúdo e apresentação.

Existem algumas ferramentas disponíveis que podem ajudar na elaboração de um CV:

  • Um dos modelos mais claros e eficazes para a apresentação das competências é o modelo Europass, que possibilita a criação online de um CV no site: https://europass.cedefop.europa.eu/
  • Easel.ly – um serviço online que permite criar infografias e permite apresentar de uma forma diferente a nossa experiência profissional: https://www.easel.ly/
  • CVmaker – é uma ferramenta online que permite criar CV visuais que não requer instalação de software e possibilita a exportação em formato PDF: https://cvmkr.com/
  • ResumUP é uma ferramenta que permite criar um CV visual e uma linha temporal com um registo das nossas experiências profissionais anteriores: https://resumup.com/

APRESENTADOR

Roberto Macedo Alves é licenciado em Engenharia Informática e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico.

Exerce funções de Especialista de Informática na DRPI (Direção Regional do Património e Informática) e na SRTC (Secretaria Regional do Turismo e Cultura). Complementa a sua atividade profissional com o empreendedorismo através de iniciativas desenvolvidas na Livraria Sétima Dimensão desde o ano 2004 associadas à Banda Desenhada e ao desenvolvimento da criatividade. É também gestor da formação na empresa Formar+ e responsável pelo projeto Gymboree Funchal, especializado em atividades de desenvolvimento infantil.

Em 2018 concluiu uma especialização em Design Grafico pela CalArts.

Entre as suas obras publicadas encontram-se o livro “Os Sonhos do Maravilhas” (edição comemorativa do Centenário do Club Sport Marítimo), os três primeiros volumes da coleção ‘As Fantásticas Histórias da Madeira’ e outras histórias curtas (“Dead Future”, “Grim Furry Tales”) publicadas por editoras nacionais e internacionais.